PERNIL:
500 g de pernil suíno em cubos grandes
½ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos (1 g)
1 folha de louro
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 tomate maduro em cubinhos
2 colheres (chá) de sal (10 g)
MASSA:
1 kg de batata Asterix
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (30 g)
1 ovo
6 colheres (sopa) de farinha de trigo (90 g)
Sal a gosto
MONTAGEM E FRITURA:
1 xícara (chá) de farinha de trigo (160 g)
3 ovos batidos
2 xícaras (chá) de farinha de rosca (320 g)
900 ml de óleo
Coloque em uma panela de pressão o pernil, a pimenta calabresa, o louro, o alho, a cebola, o tomate, o sal e 2 xícaras (chá) de água quente e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. Coe para retirar todo o caldo e desfie bem a carne utilizando dois garfos. Cozinhe as batatas em água com sal e, quando estiverem macias, escorra totalmente a água. Amasse-as com espremedor para obter um purê liso e deixe esfriar. Coloque a manteiga, o ovo e mexa até ficar homogêneo. Misture a farinha de trigo, amasse e ajuste o sal. Se necessário, ajuste a consistência da massa acrescentando de 1 a 3 colheres (sopa) de farinha de trigo: a massa deve ficar macia, porém com consistência para moldar. Então, misture o pernil desfiado.
Molde os croquetes com as mãos untadas com manteiga, fazendo um cilindro com cada 1 colher (sopa) de massa. Passe os croquetes na farinha de trigo, em seguida pelo ovo e, por último, na farinha de rosca. Frite-os em óleo a 170 °C até ficarem dourados. Escorra-os em um prato com papel toalha e sirva com geleia de pimenta.
Dica: Se desejar ainda mais crocância, faça o empanamento duplo: passe os croquetes mais uma vez pelo ovo e pela farinha de rosca.
Principal atributo: O pernil é um ótimo corte para cozinhar na panela de pressão e para desfiar. Tem bom rendimento e preparo simples.